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ESTACAS HÉLICE CONTÍNUA E SEGMENTADA |
TABELA de DIÂMETROS e
CARGAS |
Descrição |
Unid |
Valores |
Diâmetro Nominal
da Estaca |
cm |
25 |
30 |
35 |
40 |
50 |
60 |
70 |
80 |
90 |
100 |
Carga Admissível
Estrutural máxima |
km |
300 |
450 |
600 |
800 |
1300 |
1800 |
2400 |
3200 |
4000 |
5000 |
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PERFURAÇÃO |
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A hélice propriamente
dita é composta de
chapas em espiral que se
desenvolvem, como uma
hélice, em torno de tubo
central. Sua extremidade
inferior é composta de
garras que permitem
cortar o terreno, e de
uma tampa destinada a
impedir a entrada de
solo no tubo central
durante a escavação e
permitir a saída de
concreto durante a
concretagem.
A perfuração consiste na
introdução da hélice no
terreno, por meio de
movimento rotacional
proveniente de motores
hidráulicos acoplados na
extremidade superior da
hélice, até a cota de
projeto, sem que em
nenhum momento, a hélice
seja retirada da
perfuração.
Devido a esta principal
característica das
estacas hélice contínua
a de não permitir alívio
do solo durante as
etapas de escavação e
concretagem, torna-se
possível a sua execução
tanto em solos coesivos
como arenosos, na
presença ou não de
lençol freático. |
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CONCRETAGEM |
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Alcançada a profundidade desejada o concreto é bombeado através do tubo central, neste momento a hélice passa a ser extraída do terreno através do equipamento sem girar ou girando lentamente no sentido da perfuração. A pressão do concreto (obrigatoriamente positiva) é controlada de forma que este preencha os vazios causados pela extração da hélice, até a superfície do terreno.
O concreto normalmente utilizado apresenta resistência característica fck de 20 Mpa, é bombeável e composto de areia, pedrisco ou brita um. O consumo de cimento de 350 à 450 quilos por metro cúbico, sendo facultativa a utilização de aditivos. O abatimento ou "slump" é mantido entre 220 e 250mm. Normalmente é utilizada bomba de concreto acoplada ao equipamento de perfuração através de mangueira flexível de 100mm de diâmetro interno.
A velocidade de extração da hélice do terreno deve ser tal que mantenha a pressão de injeção do concreto positiva.
O preenchimento da estaca com concreto é normalmente executado até a superfície do terreno, sendo possível o seu arrasamento abaixo da superfície do terreno, guardado as precauções quanto a estabilidade do furo no trecho não concretado e a colocação da armação. A limpeza da hélice pode ser feita manualmente ou por limpador de acionamento hidráulico ou mecânico acoplado ao equipamento.
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COLOCAÇÃO DA ARMAÇÃO |
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O método de execução da estaca hélice contínua exige a colocação da armação após a sua concretagem. A armação, em forma de gaiola, é introduzida na estaca por gravidade ou com auxílio de um pilão de pequena carga, ou de um vibrador.
As estacas submetidas a esforços de compressão levam uma armação no topo, em geral de 2 metros de comprimento. No caso de estacas submetidas a esforços transversais ou de tração será possível a introdução de armação de maior comprimento. No caso de armações longas, as gaiolas devem ser constituídas de barras grossas e estribo espiral soldado na armação longitudinal para evitar a sua deformação durante a introdução no fuste da estaca
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