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ESTACAS HÉLICE CONTÍNUA E SEGMENTADA

TABELA de DIÂMETROS e CARGAS

Descrição Unid

Valores

Diâmetro Nominal
da Estaca
cm 25 30 35 40 50 60 70 80 90 100
Carga Admissível
Estrutural máxima
km 300 450 600 800 1300 1800 2400 3200 4000 5000
 
PERFURAÇÃO
A hélice propriamente dita é composta de chapas em espiral que se desenvolvem, como uma hélice, em torno de tubo central. Sua extremidade inferior é composta de garras que permitem cortar o terreno, e de uma tampa destinada a impedir a entrada de solo no tubo central durante a escavação e permitir a saída de concreto durante a concretagem.

A perfuração consiste na introdução da hélice no terreno, por meio de movimento rotacional proveniente de motores hidráulicos acoplados na extremidade superior da hélice, até a cota de projeto, sem que em nenhum momento, a hélice seja retirada da perfuração.

Devido a esta principal característica das estacas hélice contínua a de não permitir alívio do solo durante as etapas de escavação e concretagem, torna-se possível a sua execução tanto em solos coesivos como arenosos, na presença ou não de lençol freático.

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CONCRETAGEM
Alcançada a profundidade desejada o concreto é bombeado através do tubo central, neste momento a hélice passa a ser extraída do terreno através do equipamento sem girar ou girando lentamente no sentido da perfuração. A pressão do concreto (obrigatoriamente positiva) é controlada de forma que este preencha os vazios causados pela extração da hélice, até a superfície do terreno.

O concreto normalmente utilizado apresenta resistência característica fck de 20 Mpa, é bombeável e composto de areia, pedrisco ou brita um. O consumo de cimento de 350 à 450 quilos por metro cúbico, sendo facultativa a utilização de aditivos. O abatimento ou "slump" é mantido entre 220 e 250mm. Normalmente é utilizada bomba de concreto acoplada ao equipamento de perfuração através de mangueira flexível de 100mm de diâmetro interno. A velocidade de extração da hélice do terreno deve ser tal que mantenha a pressão de injeção do concreto positiva.

O preenchimento da estaca com concreto é normalmente executado até a superfície do terreno, sendo possível o seu arrasamento abaixo da superfície do terreno, guardado as precauções quanto a estabilidade do furo no trecho não concretado e a colocação da armação. A limpeza da hélice pode ser feita manualmente ou por limpador de acionamento hidráulico ou mecânico acoplado ao equipamento.

   
COLOCAÇÃO DA ARMAÇÃO
  O método de execução da estaca hélice contínua exige a colocação da armação após a sua concretagem. A armação, em forma de gaiola, é introduzida na estaca por gravidade ou com auxílio de um pilão de pequena carga, ou de um vibrador.

As estacas submetidas a esforços de compressão levam uma armação no topo, em geral de 2 metros de comprimento. No caso de estacas submetidas a esforços transversais ou de tração será possível a introdução de armação de maior comprimento. No caso de armações longas, as gaiolas devem ser constituídas de barras grossas e estribo espiral soldado na armação longitudinal para evitar a sua deformação durante a introdução no fuste da estaca

   

 
 
     
     
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